Atividades

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Psicomotricidade

Essa atividade complementar possibilita a harmonização do tônus para o desenvolvimento integral da criança; amplia as relações duais para as relações grupais; fortalece vínculos; acompanha o movimento livre-expressivo respeitando as necessidades das crianças; promove o uso de movimentos corporais para representar o mundo além de outros objetivos mais específicos.
No Motiva, entendemos que o corpo fala, cria e aprende com o movimento, expressando-se através dos gestos e que são ricos de sentidos e intencionalidades. A partir dos 3 anos, a Educação Física é apresentada com o objetivo principal de permitir o controle corporal, diferenciar cada parte do corpo através do movimento, distinguir a noção de espaço e tempo, melhorar o desempenho em atividades de força, resistência, flexibilidade e velocidade e cooperar em atividade de grupo.

Música e Linguagens Expressivas

A criança tem o seu primeiro contato com a arte em suas diferentes expressões, pois aqui contamos com dois profissionais responsáveis por aulas recheadas de música, contação de histórias, artes plásticas e teatro.
Para os bebezinhos e até para os já crescidinhos o som de um violão ou de uma flauta escutados pela primeira vez parece até mágico. Inicia-se aí o desenvolvimento de uma sensibilidade e percepção musical.
Na contação de história o lúdico auxilia no aprendizado e no contato inicial com o livro.
As artes plásticas e suas imagens ricas em formas, cores e texturas são um convite para a contemplação e descobrimento desse mundo onde tudo é muito novo.
O teatro e seu faz de conta nos mostra que podemos ser aquilo que desejarmos ser, mas quando brincamos em grupo é mais divertido ainda.
É uma felicidade poder apresentar esse mundo artístico à sua criança e em troca receber dela sorrisos, afetos e caminhadas de crescimento para a formação de um cidadão.

Capoeira

É um método para prática pedagógica da Capoeira, que toma por princípio o caráter lúdico. A equipe é formada por professores especializados no ensino infantil de Capoeira, com praticantes das áreas de pedagogia, medicina, fisioterapia, primeiros socorros, psicomotricidade, educação física, psicologia, música, teatro, circo e arte-educação.
É neste ambiente interdisciplinar que se planejam os projetos educacionais aplicados, desde 1988, em diversas instituições escolares do Rio de Janeiro.

Educação Ambiental

A Educação Ambiental complementa os projetos desenvolvidos em sala de aula, trazendo para a realidade aquilo que nem sempre é palpável. Para nós, a ciência deve provocar um encontro com o desconhecido, convidando nossos alunos para se defrontarem com ela, munidos de curiosidade e a cada dia com um olhar mais aguçado.

Inglês

No Motiva, o aluno é exposto à língua inglesa durante todo o período da aula de inglês, por esse motivo não há ênfase em vocábulos isolados.
Nosso objetivo é promover o desenvolvimento na compreensão e fala do idioma com espontaneidade.

Educação Alimentar e Nutricional

A educação alimentar e nutricional é apresentada para nossos pequenos pela nossa nutricionista, que relaciona as sensações à alimentação e, dessa forma, torna o ato de comer uma experiência multifacetada e gostosa que proporciona saúde e qualidade de vida. Brincar de comidinha é coisa séria! Criança também vai para “cozinha”: testa sabores, prepara receitas… Acreditamos que o estreito contato com os alimentos propicia o aprendizado do prazer em provar a comida.